Bolo de Laranja com Mel <3

captura-de-tela-2013-11-14-c3a0s-10-52-49

Mais uma receita com vídeo do Torrada Torrada saindo do forno: Bolo de Laranja com Mel pra agradar a todos.

Com participação especial de Pudim, o gatinho mais simpático do Brasil.

Bora?

INGREDIENTES

2 Xíc. de Farinha de Trigo

1 Colh. de Chá de Fermento em Pó

1 Xíc. de Açúcar Refinado

3 Ovos

2 Xíc. de Suco de Laranja

1/2 Xíc. de Mel

150gr de Manteiga (sem sal e em temperatura ambiente)

Pistaches para decorar

MODO DE PREPARO

Antes de tudo: pré-aquecer o forno e untar a assadeira, ok?

Agora separe as claras da gema e é hora de bater as claras em neve. (Para as claras em neve ficarem lindas, não pode ter nenhum resquício de gordura no recipiente. Então passe metade de um limão em todo o bowl para ajudar a tirar os resíduos e seque bem. Assim as claras vão ficar bem firmes.) Claras no ponto? Guarda pra daqui a pouco.

Ainda na batedeira mas em outro recipiente misture a manteiga e o açúcar. Bata até ficar um creminho. Adicione as gemas. Bata um pouco para misturar e coloque 1 xícara do suco de laranja e metade do mel (o resto é para a calda). Bata de novo. Coloque a Farinha de Trigo e o Fermento, bata até misturar bem.

Tira da batedeira e junte as claras, mexa com cuidado até ficar bem homogêneo. Coloque a massa na forma (tem que estar untada!) e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Espere esfriar.

CALDA: Leve ao fogo médio suco de 1 laranja e a outra metade do Mel. Misture bem até ferver.Jogue a calda por cima do bolo e se quiser deixar mais bonito decore com pistaches picados :)

Voilá, a turma vai adorar!

Aqui o vídeo com o passo a passo da receita:

Pra quem curtiu a trilha sonora, aconselho escutar o disco do Rodriguez: Cold Fact.

Ah, já se inscreveram no canal do Torrada Torrada? Clica aqui :)

torrada torrada

LOGO

Eu sei que estou devendo algumas receitas por aqui, mas tá difícil encontrar tempo!

Mas ó, é por uma causa nobre, acabei de criar um canal de culinária no Youtube, o Torrada Torrada!

A ideia é fazer um canal com receitinhas para toda hora, para quando estiver sozinho ou servir os amigos. Vídeos curtinhos e gostosos de assistir, pra não ter reclamação!

Que acharam? Toda semana vou colocar um video de uma receitinha diferente!

Entrem aqui no canal do Torrada Torrada e se gostarem dos videos,  curtam, compartilhem e se inscrevam no canal :)

novidades e muffins de blueberry

Finalmente estou com mais tempo livre e resolvi juntar o útil ao agradável, vou fazer receitas novas e aproveitar a parceria com a  Pistache Filmes para ilustrar tudo em formato de videos rapidinhos e bem práticos.

Damos início agora a uma série de videos de receitas que podem sair do forno a qualquer momento.

Para começar: Muffins de Blueberry com crumble*! (*aquela farofinha doce que fica bem crocante por cima de muffins e bolos, delícia.)

Espero que gostem :)

INGREDIENTES

1/3 xíc. leite

1 colh. chá extrato baunilha

7 colheres manteiga sem sal derretida

2 ovos

1 ½ xic farinha de trigo

1 colh. chá fermento em pó

¾ xic açúcar cristal

½ xíc. blueberries (mirtilo)

pitada de sal

CRUMBLE

3 colh. Manteiga sem sal

1/3 xíc. farinha de trigo

1/3 xíc.. açúcar cristal

MODO DE PREPARO

Pré aqueça o forno a 180 graus e prepare a forma colocando as forminhas de papel.Coloque as forminhas na forma de muffins.

Em uma vasilha misture o leite, extrato de baunilha, manteiga derretida e os ovos. Mexa bem e reserve. (Dica para derreter a manteiga: em uma panela derreta em fogo baixo e desligue antes de começar a ficar marrom)

Em outra tigela junte os ingredientes secos: farinha, fermento, açúcar cristal e sal. Junte os ingredientes líquidos e misture bem, até ficar uma massa homogênea. Coloque os blueberries e misture mais um pouquinho.

Coloque na forma: massa muffin e por cima o crumble. Leve ao forno, de 20 a 30 minutos (eles ficam branquinhos, cuidado para não queimar embaixo)

Espere 15 minutos para esfriar e tirar da forma.

Prontinho :)

bolinho de chuva com banana

Tá chovendo? Não pára de chover?

No more drama. Só aproveitar o tediozinho para fazer bolinhos de chuva ;)

Rápido de fazer e ótimo companheiro para um cafezinho da tarde, vai dar vontade de ficar chovendo a semana inteira.

Fiz a receita tradicional mas como boa ansiosa, fiz uma alteração aqui, outra ali, coloquei banana, troquei o leite por leite de coco…até ficarem perfeitos.

E olha, ficaram mesmo. Aprovo e aconselho.

foto(1)

INGREDIENTES

  • 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo (se não tiver, pode ser refinado)
  • 1/2 xícara (chá) de leite de coco (pode ser leite integral)
  • 1 ovo
  • 2 colh. (sopa) manteiga amolecida
  • 2 colh. (chá) de fermento
  • 3 bananas (amassadas com garfo, pode deixar pedaços grandes)
  • canela em pó e açúca refinado para polvilhar
  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha trigo (pode variar)
  • óleo de canola para fritar

MODO DE PREPARO

Em uma tigela misture o ovo, a manteiga, o açúcar mascavo e o sal. Misture bem até ficar cremoso. Acrescente a banana e misture mais um pouco. Junte o fermento na farinha. Acrescente a farinha e o leite de coco, alternando e mexendo até ficar uma massa homogênea e firme.

Com duas colheres de sopa, junte a massa formando bolinhas. Se não estiver firme o suficiente, coloque mais farinha até dar o ponto. Encha uma das colheres com a massa e passe de uma colher para a outra, até que a massa fique com um formato arredondado.

Esquente o óleo em uma panela, quando já estiver quente abaixe o fogo e coloque as bolinhas para fritar, tire quando estiverem douradas. Deixe esfriar em papel absorvente. Num prato fundo, coloque açúcar e canela em pó e misture bem. Passe os bolinhos por essa mistura até envolvê-los completamente.

Prontinho :)

manual para um belo bolo

Já escutei diversas vezes a famosa frase “não levo jeito pra cozinha” e toda vez respondo: não tem porque nåo quer.

Acredito que cada um tem mais talento para algumas coisas e menos para outras, mas acredito mais ainda que quando a gente quer, esse talento se desenvolve. Porque? Porque quando você quer alguma coisa, se esforça para dar certo. Cozinhar não foge da regra, só vai saber cozinhar quem quiser. E cada dia temos mais recursos para não fazer feio na hora de  pegar as panelas: livros, blogs, tutoriais!

Aqui vou dar algumas dicas para quem tá afim de fazer um BELO BOLO. Mas as dicas são tão básicas que também servem para outros quitutes da confeitaria: biscoitos, tortas, cupcakes. Detalhes simples que as receitas esquecem de avisar, mas fazem toda a diferença.

Tudo uma questão de química,  pura química.

como fazer um bolo?

ANTES DE COMEÇAR

RECEITA NOVA: Ao seguir uma receita pela primeira vez, leia até o final antes de começar. E o mais importante: separe todos os ingredientes para não correr o risco de faltar alguma coisa quando já estiver com a mão na massa.

FORNO: Sempre pré-aqueça o forno pelo menos 30 minutos antes de usar. Isso vai garantir que a temperatura se espalhe de maneira uniforme e evitar biscoitos muito queimados ou bolos que só assam apenas nas laterais. Procure assar o bolo no meio do forno, onde a temperatura é mais homogênea. E outro detalhe: evite abrir o forno com minha frequência, pois isso faz com que entre ar gelado e desestabilize a massa.

MANTEIGA: Preferir manteiga sem sal e não confundir com margarina. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Tá?

PARA TER FOFURA

FERMENTO: deve ser tratado com cuidado e carinho, é sempre um dos ultimos ingientes a ser adicionado pois começa a agir em seguida e nao deve ser levado a batedeira pois perde suas qualidades. apos colocar o fermenti na massa, sempre misture com cuidado e na mão.

TEMPERATURA: não é só o fermento que vai garantir que o seu bolo cresça, pra não ter nenhum problema e garantir um bolo bem fofinho o ideal é que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente (ovos, manteiga, leite…).

OS FAMOSOS “INGREDIENTES SECOS”: farinha, açúcar, fermento, sal, aveia, fubá, chocolate em pó e etc. Sempre misture e peneire os ingredientes secos antes de juntar com ovos, leite e o que for dar liga na massa. Isso garante que a massa fique homogênea e não forme “pelotas”. Peneirar é essencial para deixar a massa mais aerada e fofinha. Para garantir um massa bem fofinha, primeiro bata a manteiga com o açúcar e ovos, para depois acrescentar o restante.

PARA NÃO FERRAR COM TODO O TRABALHO

FORMA: Unte a forma. Sem medo, sem arrependimentos. Unte pra valer. Mesmo quando a receita pede papel manteiga, unte a forma antes de colocar o papel manteiga. Truques para untar: derreter um pouco a manteiga e espalhar com pincel. Ou para quem não tem pincel: papel toalha. Coloque um pouco de manteiga no papel toalha e esfregue em toda a forma.

NO PONTO:  Já falei mas vou repetir, evite abrir o forno muitas vezes. De preferência use um timer ou fique de olho no relógio pra saber se já deu o tempo que a receita pede. As receitas dão uma média do tempo que vai levar para assar, mas isso vai variar de acordo com a potência de cada forno ou até mesmo da espessura da sua forma. Então o melhor é prestar atenção na cor e fazer o teste do palito: com um palito de dente fure o bolo, se o palito sair com massa grudada o bolo ainda está cru.

EL GRAND FINALE:  Pronto, o bolo assou, tá lindo. Então peloamordedeus: TENHA PACIÊNCIA. Porque se tem um erro comum na hora de fazer um bolo é deixar a ansiedade tomar conta e tentar desenformar antes da hora. Tá pronto? Desligue o forno, abra um pouco a porta (metade) e espere pelo menos 5 minutos. Isso vai fazer com que o ar quente do forno comece a esfriar com o ar frio que entra e o bolo não leva um choque térmico. Retire o bolo do forno, cubra com um pano de prato (que garante um pouquinho de calor) e a tarefa mais difícil: ESPERE ESFRIAR.

Aí depois você desenforma, oferece para os amigos e vem aqui no blog me contar se deu certo ;)

Vai se arriscar? Clica AQUI pra ver algumas receitas!

(Posso sugerir o bolo de limão?)

bolo de canela com maçã

Já nem lembro quando foi a última vez que fiz uma receita nova para postar aqui no blog.

Mas a ausência será compensada com uma receita simples e deliciosa desse bolo de canela com maçã <3

foto 3

INGREDIENTES

190g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
1 ¼ xíc. de açúcar (250g)
1 ½ colh. chá de essência de baunilha
3 ovos (inteiros)
2 xíc. de farinha de trigo (280g)
2 ¼ colh. chá de fermento em pó
1 ½ colh. chá de canela em pó
¼ xíc. de leite (60ml)
3 ½ maçãs do tipo Fuji cortadas em fatias finas (em formato de “lua” – divida no meio, retire o miolo e e mantenha a casca)
1/3 xícara de geléia de damasco ou pêssego (aqueça um pouquinho para deixar mais molinha)

MODO DE PREPARO

Primeiros passos? Pré-aquecer o forno a 200ºC e untar a forma. Unte com manteiga e forre com papel manteiga (forma retangular de 20x30cm).

Segunda etapa: juntar a farinha, fermento e cabela em uma tigela. Peneirar e reservar.
Na batedeira: bata a manteiga até virar um creme, adicione o açúcar e a baunilha e bata até obter um creme  bem clarinho. Acrescente os ovos um a um, batendo entre cada um e sempre raspando as beiradas.

Desligue a batedeira e adicione os ingredientes peneirados e intercale com o leite, misture bem. Desepeje a massa na forma e alise com a espátula (a massa fica bem consistente). Coloque as fatias de maçã bem alinhadas, formando fileiras, pincele com a geléia e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. (A geléia dá brilho e também uma caramelizada no bolo).

Retire do forno, pincele mais um pouco de geléia e deixe esfriar na forma antes de tirar. Prontinho!

foto 1

 

obs: eu tardo mas não falho :)

bolo de chocolate para o mundo não acabar

bolo de chocolate

Antes que o mundo acabe, vamos comer um pedacinho de bolo né?

INGREDIENTES

300g de chocolate meio amargo (picado)
250g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
5 ovos
½ xícara de açúcar (115g)
1 ¼ xícaras de farinha de trigo (170g)
1 ¼ colher (chá) de fermento em pó
¾ xícara de chocolate em pó (85g)

opcional: 2 colheres chá pó de café

MODO DE PREPARO
Para começar, pré-aqueça o forno a 180ºC e deixe a forma untada com manteiga.

Em uma panela coloque o chocolate e a manteiga, leve a fogo baixo e mexa até derreter. Em um recipiente junte a farinha e o fermento, misture, peneire e reserve. Na tigela da batedeira coloque os ovos e o açúcar, bata por aproximadamente 8 minutos, até formar um creminho claro. Acrescente a farinha, chocolate em pó e a mistura de manteiga com chocolate derretido, mexa com uma colher. Despeje a massa na forma já untada e coloque no forno por aproximadamente 50 minutos.

COBERTURA
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de leite

Misture todos os ingredientes e leve a fogo alto, mexa até ferver. Jogue sobre o bolo desenformado.

Obs: usei essa forma aqui, de 25 cm.

Receita adaptada do blog Techinocolor Kitchen