buttercream de verdade

Buttercream, buttercream. Medo.

Eu já tive muitos problemas tentando fazer buttercream, por mais fácil que a receita pode ser nunca acertava o ponto. Queria fazer aqueles cupcakes lindos que via nos sites lindos mas o resultado nunca era dos melhores e pior, quando ficavam bonitinhos o gosto forte de manteiga era intragável!

Mas veja bem, meus problemas acabaram pois achei as medidas e receita certas para fazer uma cobertura de buttercream linda e super gostosinha!

INGREDIENTES

200g manteiga em temperatura ambiente

400g açúcar confeiteiro peneirado

2 colheres de sopa de leite

1 colher de chá de essência de baunilha

corante alimentíco em gel ou chocolate em pó

MODO DE FAZER

Bata a manteiga, o açúcar, o leite e a essência de baunilha até obter uma mistura homogênea. E só!

Aí é hora de se divertir… Para buttercream de chocolate, adicionar 1/2 xícara de chocolate em pó. Para o buttercream colorido, adicionar corante alimentício em gel da cor que preferir!

Aqui alguns cupcakes com buttercream de chocolate e corantes para inspirar…

Na hora de decorar cupcake com saco de confeitar, uma boa opção é o bico 1M que dá um acabamento super bonitinho. Outra opção, é passar a cobertura com uma colher mesmo, colocar um colherada farta sobre a massa e fazer movimentos circulares.

A cobertura de buttercream é super versátil pois além de decorar cupcakes e bolos, pode servir para rechear macarons também. Eu gosto bastante de tons pastéis, no mercado existe uma infinidade de marcas e tons de corantes…

Seus cupcakes vão ficar lindinhos de qualquer jeito!

Have fun ;)

UPDATE:

Além do blog, agora estou com um projeto de vídeos que chama  Torrada Torrada <3

É um canal de culinária no Youtube. São as minhas receitas e eu mesma que faço todos os quitutes. Eu que produzo e edito os vídeos, aposto que vão gostar :)

O blog do Torrada Torrada é uma continuação do Nem a Vó Fazia, já que não conseguia admistrar os dois, vou ficar só por lá um tempo: www.torradatorrada.com

Espero vocês por lá tá bom?

Olha só um dos vídeos:

Conto com vocês por lá, tá bom? E também quero sugestões de receitas que vocês querem ver em vídeo :)

63 comentários sobre “buttercream de verdade

    • Oi Shirlei,
      É bom usar manteiga, com a margarina o gosto fica muito forte e a textura mais amolecida. Precisa bater até ficar homogeneo!

    • Olá Shirlei… Tem que ser manteiga!!! Tudo com manteiga fica mais gostoso! No mercado existem várias marcas, e tem que ser sem sal para fazer essa cobertura. Se puder achar uma manteiga de qualidade e que não tenha um cheiro muito forte, fica mais gostoso ainda (o buttercream fica com gosto de sorvete!). O tempo para bater o buttercream é de aproximadamente 7 minutos. Espero ter ajudado! =)

  1. Pingback: halloween feelings | nem a Vó fazia…

  2. Eu queria fazer,pois sei fazer cupcakes mas não sei fazer coberturas e quando eu faço os cupcakes rende mas ou menos uns 12 e n quero fazer o buttercream e que fique sobrando nem faltando,essa receita rende mas ou menos quantos cupcakes?Obrigado pela atenção

    • Oi Fernanda, essa receita rende para mais ou menos uns 15 cupcakes. Mas isso vai depender muito da quantidade de cobertura que colocar em cada um.

      Beijos!

      • Oi Poliana,
        Como a cobertura é de manteiga, o ideal é deixar pronta na geladeira e colocar nos cupcakes na hora de servir. O buttercream aguenta o calor, mas não é bom abusar! Fora da geladeira o ideal é deixar no máximo 5 horas, em local fresco.

        Beijos :)

  3. Eu tentei fazer, fiz com manteiga mesmo sem sal… Ficou meio ruim, com gosto de manteiga, e coloquei as quantidades que estão ai… tem alguma outra cobertura que de um efeito visual parecido? E que possa ficar fora da geladeira por umas 5/6hrs?

    • Oi Gabriela, se mesmo assim você não curtir o sabor (infelizmente um pouco de gosto de manteiga vai ter) você pode tentar a cobertura de Cream Cheese.
      Mas a questão da geladeira também será a mesma que a buttercream.

    • Oi Gabriela, eu uso um outro tipo de cobertura, que é o glacê de leite condensado:

      1 lata de leite condensado
      +/- 1/2 kilo de acúcar peneirado (vai colocando aos poucos, pois depende de como vc vai querer)
      1 colher de sopa de emulsificante (usado para fabricar sorvetes)
      1 colher de sopa de pó para sorvete sabor côco

      Amiga, bata tudo na batedeira e vai colocando o açúcar até obter o ponto que deseja, é certeiro, eu faço meu cakes com ele. pode ficar fora da geladeira que aguenta firme, e tem um sabor delicioso!!!!

      • Oi! Achei interessante essa receita de leite condensado… meu butter cream tb ficou horrivel acho q nao gosto mesmo nao. Mas a textura dele eh tao bonita…procuro algo com a mesma textura porem que seja deliciosoo!!!

  4. Ola meninas eu fiz. Deu super certo ficou igual da foto… e para tirar o gosto forte da manteiga coloquei cacau 50% e ninho tbm.. ficou uma delicia…..queria mais receitinhas de cobertura
    ..beijos e obridada

    • Oi Duda, que bom! Fico feliz :)

      Como pode perceber pela falta de atualização no blog, to sem tempo pra nada, mas assim que testar novas receitas coloco aqui sim!
      Beijos,

  5. Eu faço aquela receita que vai um leite condensado um creme de leite e uma colher generora de emustab!!!fica muito firme!!! E pode ficar fora da geladeira que aguenta!!!!bjss

    • Oi Ana Julia, pode sim. Isso vai de acordo com seu paladar. A de baunilha fica sempre mais suave e natural, mas outra essência pode ficar bom também.

  6. Obrigada pela receita!!!!! Gostaria de saber se posso usar fava de baunilha, pensei em colocar no leite aquecido, depois espero esfriar antes de usar, vc acha que pode dar certo??? Obrigada!!!!

    • Oi Jane, pode usar sim! Fava de baunilha é sempre melhor do que a essência.
      uma dica bacana, é guardar as favas no pote de açucar. isso faz com que seu açúcar sempre tenha um leve toque de baunilha :)

  7. Ola Luanda Gazoni

    Bom dia por favor eu gostaria de saber se vc ja usou a margarina da marca amelia, eu ja estou acostumada a usar a delicia sem sal para minhas coberturas porem fico com medo de trocar e ficar com algum gosto. Bjs obg

    • Oi Shirlei, boa tarde!
      Eu nunca uso margarina em minhas receitas. Minha vó sempre falava para nunca usar margarina e acatei, coisa de tradição mesmo! rsrs
      Mas se você está acostumada com o gosto, acredito que não tenha problema.

      Depois me conte o resultado, beijos :)

  8. Oi querida, eu quero umas dicas. eu vejo sempre essas fotos de buttercream lindas e fico louca. mas já é a segunda vez que faço, primeiro fiz normal, depois fiz com cream cheese, porém sempre fica mole não dá p confeitar, e quando consigo confeitar e questão de minutos para cobertura ficar mole e perder o formato. Será que faço algo errado? será a batedeira? ou será o clima da cidade (RJ) ?? me ajuda?

    • Oi Ana,

      Fazer as coberturas para confeitar é mesmo um desafio. Vai depender muito de quantidade, clima e até mesmo marca dos produtos usados. Como você mesma disse, questão de minutos e tudo desmorona.
      Eu tento seguir as quantidades a risca, se caso fique mole, coloco mais cream cheese, tento não bater muito tb (quanto mais bater, mais vai amolecer).

      É trabalhoso, mas o segredo é ir errando e testando, até fazer a cobertura perfeita :)

  9. Olá, boa noite! Fiz a risca com a receita, e deu super certo!!!! Ficou deliciosa. Coloquei com manteiga da primeira vez, e ficou perfeito. Já da segunda, fiz com margarina e já não gostei, acho que o sabor ficou muito mais para manteiga e ficou bem mais mole. Usei os dois sem sal. A receita com a manteiga deixei 2 dias até agora fora da geladeira e não amoleceu. Não sei se é pelo tempo frio que está fazendo aqui no RJ…mas super adorei!! Estou à procura da receita de buttercream perfeita, e encontrei!!! Parabéns, e sucesso!!

    • Meuuu Deus! me conta o segredo Tábatha…pq eu moro no RJ, já fiz 3 vezes e sempre fica mole em tipo 5 minutos!!!

      pq eu pensei que o problema era do RJ, mas vc diz que ficou 2 dias e não ficou mole…ñ sei o que estu fazendo então.

  10. vou fazer essa receita,espero que eu acerto,gostaria de receber receita de massa branca de cupcakes, porque só sei fazer de chocolate

  11. A única manteiga que uso aqui em casa e becel, outra e deline, nao entendo muito bem sobre qual a manteiga melhor pq não costumo comer nas, minhas refeições, me ajudem

  12. olá gostaria de saber se posso usar margarina e se o açucar de confeiteiro tem que ser impalpavel ou não pois não consigo achar o ponto do buttercream.obs: eu uso margarina sem sal e açucar de confeiteiro impalpavel e por quanto tempo posso guarda esse creme na geladeira.

    • Oi Cleister,

      Eu não aconselho o uso da margarina. Além do sabor ser diferente, a margarina é menos consistente e a textura não vai ficar muito boa.

  13. Será que alguém pode me ajudar ?Gostaria de fazer o buttercream Pink porém quando fui testa usando corante em gel da MIX ficou com um gosto horrível,nem consegui aproveitar o que posso fazer para conseguir essa cor porém não mexendo no sabor?

    • Oi Tarcila,

      será que não foi a quantidade de corante que você usou? Cada corante tem um nível de cor, acredito que para chegar na cor pik tenha que ser o “Magenta” ao invés do “Rosa”.

      Você pode também procurar outras marcas, a Wilton tem ótimas tonalidades de corantes…você consegue comprar em algun sites como Biscoito & Cupcake e BarraDoce.

      Beijos!

  14. Nossa, eu faço e fica PERFEITO!

    Não fica com gosto de manteiga (caso fique é só colocar mais baunilha)
    e fica levinho, antes eu fazia com cream cheese, mas só essa receita fica mais leve e suave…
    Pra ficar mais fácil, eu faço a medição em xícaras, no meu dá 4 xícaras…
    Obrigada, adorei adorei o blog!

  15. Oi meninas, acabo de pegar a receita do buttercream para fazer hoje a tarde, mas tenho uma dúvida, se eu quiser fazer com cream cheese quanto eu adiciono do queijo?
    Obrigada e esperando ansiosa a resposta

  16. Receita perfeita! Adicionei um pouco mais de essência de baunilha e leite, rendeu um pouquinho a mais e ficou super saborosa e cremosa! A família amou! Obrigada por essa receita maravilhosa! Abraços!

  17. Moçaaaa , depois de váárias receitas da internet, finalmente consegui uma que deu certo, a sua ! Muito obrigada rsrs e respondendo às duvidas quanto o uso de margarina, eu usei margarina sem sal e deu super certo. Só acredito que o ponto crucial seja que ela deva estar fora da geladeira por um bom tempo.
    EEEE usei corante líquido mesmo e deu certo também. As medidas que foram essenciais ! Obrigada e beijos!

Deixe um comentário