cupcakes de maçã

Esses cupcakes de maçã foram uma invenção minha, a receita ficou ótima. Bolinhos perfeitos para café da manhã ou chá da tarde. Muito macios e saborosos, aconselho a fazer em casa!

INGREDIENTES

300gr farinha de trigo1 colh. chá bicarbonato de sódio

1 pitada de sal

165gr manteiga sem sal

150gr açúcar

150gr açúcar mascavo

2 ovos

1 colh chá de essência de baunilha

100gr chocolate branco derretido em banho maria ( esse ingrediente é opcional)

1 colh  canela em pó

200ml de leite

1 maçã verde – descascada e cortada em quadradinhos

DICA DA VEZ: BICOS PARA CONFEITAR

Fazer cupcakes não tem muito segredo, mas é necessário ter alguns utensílios específicos: formas para cupcake de alumínio, forminhas de papel, bico de confeiteiro, manga de confeiteiro, confeitos para decoração.

Para cupcakes grandes, o ideal é usar bicos bem grandões, assim você vai conseguir aquele efeito lindo dos cupcakes que vê pelos livros e sites! Uma dica bacana é o adaptador, assim você consegue trocar de bico sem ter que tirar toda a meleca de dentro do saco ;)

Onde encontrar acessórios para cupcake: Biscoito & Cupcake

MODO DE PREPARO

Bata a manteiga e os açúcares (refinado e o mascavo) até formar um creme, adicione os ovos e bata mais um pouco. Coloque a essência de baunilha e o chocolate derretido, bata rapidamente. Em outra vasilha misture os ingredientes secos (farinha, canela em pó, bicarbonato, fermento) e coloque-os na massa passando pela peneira e alternando com o leite, misturando com uma espátula. No final, jogue os pedacinhos de maçã e misture com uma colher de pau, delicadamente.

Coloque a massa em forminhas de papel, sem encher muito (uma colher de sopa de massa, em média), e leve a forma ao forno médio e já pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos. Retire-os do forno, coloque-os sobre uma tela e espere esfriar para decorar.

COBERTURA: BUTTERCREAM DE BAUNILHA

Já falei aqui algumas vezes que não sou muito fan da cobertura de buttercream, afinal é pura manteiga. Mas resolvi fazer para postar aqui no blog e no fim  achei que até combinou com os cups de maçã. Joguei um pouquinho de canela em pó para ficar mais bonitinho.

75g manteiga sem sal (temperatura ambiente) 225g açúcar de confeiteiro (peneirado)

1 colh. chá de extrato de baunilha

2 colh. sopa de leite

Bata a manteiga na batedeira e acrescente metade do açúcar de confeiteiro até ficar cremoso e leve. Aos poucos, acrescente o restante do açúcar, a baunilha e o leite. Prontinho! Obs: A consistência não deve ser muito mole! Se achar que está mole, acrescente mais açúcar :)

Decoração: Usei o bico 3C da Wilton, para a decoração ficar assim, fiz o movimento contrário. Comecei a colocar a cobertura do centro do cupcake para fora, fica lindo, parecendo uma flor.

Aqui tem um video que ensina direitinho a aplicar a cobertura:

Espero que tenham gostado, esses cupcakes são realmente deliciosos (até mesmo sem cobertura nenhuma!)

Trilha sonora para acompanhar  seus cups de maçã:  Home – Edward Sharpe & The Magnetic Zeros

Obs: Essas fotos maravilhosas merecem o crédito da minha amiga fotógrafa Julia Gutierre

8 comentários sobre “cupcakes de maçã

  1. Pingback: Tweets that mention receita de cupcakes de maça com as forminhas da :) -- Topsy.com

Deixe um comentário