melhor cupcake de chocolate do mundo

Esse fim-de-semana fiz esses cupcakes de chocolate e ficaram muito, mas muito bons!

Get ready :)

INGREDIENTES

300gr farinha de trigo

1 colh. chá bicarbonato de sódio

1 colh. chá fermento em pó

1 pitada de sal

165gr manteiga sem sal

150gr açúcar

150gr açúcar mascavo

1 colh chá de essência de baunilha

30gr cacau em pó

150gr chocolate meio amargo (derretido em banho-maria)

200ml de leite

3 ovos

1 pote de Nutella (para o topping)

DICA DA VEZ: UTENSÍLIOS PARA CUPCAKE

Para fazer cupcakes bonitos o ideal é ter uma forma específica para cupcakes e também forminhas de papel. A forma de alumínio tem cavidades onde encaixam perfeitamente as forminhas de papel, normalmente são encontradas em dois tamanhos: com cavidades grandes – para a forminha de papel número 0, ou para mini-cupcakes, que seria a forminha de papel número 1 ou 3, dependendo do tamanho da cavidade da forma de alumínio.

Além das formas, para fazer o topping decorado, usa-se bicos e sacos de confeiteiro, além de pigmentos e confeitos coloridos. Isso não quer dizer que se você não tiver essas coisas em casa não vai conseguir fazer, esses utensílios apenas facilitam e colaboram na estética do cupcake.

Onde encontrar acessórios para fazer seus cupcakes: Biscoito & Cupcake


MODO DE PREPARO

Bata a manteiga e os açúcares (refinado e o mascavo) até formar um creme, adicione os ovos e bata mais um pouco. Coloque a essência de baunilha e o chocolate derretido, bata rapidamente. Em outra vasilha misture os ingredientes secos (farinha, cacau em pó, bicarbonato, fermento) e coloque-os na massa passando pela peneira e alternando com o leite, misturando com uma espátula.

Coloque a massa em forminhas de papel, sem encher muito, e leve a forma ao forno médio e já pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos. Retire-os do forno, coloque-os sobre uma tela e espere esfriar para decorar.

Para a cobertura eu usei nutella, combinou com a massa e ficou muito bom. Existem outras opções de toppings: buttercream, brigadeiro, merengue…o que preferir!

Eu gostei da combinação massa + cobertura e acabei usando granulado para decorar!

Sempre é legal caprichar na finalização dos cupcakes, assim eles ficam mais bonitinhos :)

Qualquer dúvida ou sugestão deixe aqui nos comentários do blog ou pelo twitter!
24 comentários sobre “melhor cupcake de chocolate do mundo

  1. Ai que lindos!!!!!!!!!!!!!!! Vou tentar um dia desses… to morrendo de vontade de fazer e tava com preguiça de achar uma receita confiável!!!!!
    Bjinhos

  2. Querida, vou testar a receita, vc pode me dizer que bico utiliza para fazer essa voltinha tão bonita em cima do cupacke?
    Nunca consigo dar um acabamento legal assim nos meus. Acho que estou utilizando um bico errado : (

    • Oi Márcia! O melhor bico para decorar cupcakes do ramanho tradicional é o 1M, que eles chamam de “swirl”. Eu uso o da Wilton, o efeito é lindo mesmo! Bons cupcakes, essa receita é super aprovada!

  3. Pingback: halloween feelings | nem a Vó fazia…

  4. Queria saber pq o povo tem mania de colocar receita em gramas… Eu lá tenho balança na cozinha?! Será que daria para colocar estas medidas em colheres ou xícaras?! Agradeço demais a vossa atenção…

    • Olá Éricka,

      Colocamos receitas em gramas quando a receita é em gramas. Infelizmente não tenho tempo de ficar convertendo todas as medidas apenas para colocar no blog, que é um passatempo.

      Se você gosta de cozinhar, aconselho que compre uma balança. É um item mais que necessário para qualquer cozinha.

  5. Poxa estou triste pois já fiz 2x essa receita e o cupcake simplesmente mucha :( fiz tudo curtinho passo a passo. Antes dos 20 min não abro o forno nem furo pra ver se está bom. Mas mesmo assim ele mucha . O que será ? Vc pode me ajudar?

    • Oi Paloma,

      Você já verificou a data de validade do fermento? Pode ser isso.
      Ou então, abrir o forno enquanto os cupcakes estão assando…

  6. Então a validade esta ok !
    Eu tbm n estou abrindo antes !
    Passei a receita para uma amiga e aconteceu a mesma coisa !
    A massa e linda , ele fica maravilhoso, mas murcha !
    Que triste :(

Deixe um comentário

