meus primeiros macarons

Ontem resolvi me arriscar a fazer macarons, confesso que estava com medinho já que todos os blogs que visitei para saber segredos da receita diziam que apesar de parecer simples, eram super difíceis de fazer. Sinceramente não tive dificuldade nenhuma, é só uma questão de atenção e paciência.

Foi a primeira vez que fiz e eles ficaram perfeitos, tanto de sabor, textura,  e aparência (ele precisa formar duas camadinhas, o tal do “foot” e o “dome”)! Óbvio que ainda não ficaram lindos, tenho que aprimorá-los. Mas mesmo assim fiquei feliz com o resultado.

Esse post é apenas para comemorar o sucesso dos meus macarons e apresentá-los para quem ainda não os conhece. Senta que lá vem história…

macaron tem fama de ser francês mas, pelo que eu andei pesquisando, há divergências de sua origem, muitos acreditam que seja italiana, sendo a palavra macaron derivada de macharone, que significa massa fina. Italianos ou franceses, os macarons encantaram a aristrocacia européia e agora estão com tudo em cafeterias, confeitarias e eventos.

Os macarons lembram um pouco o suspiro, porém sua base é de farinha de amêndoas, o que dá todo um sabor especial e ainda são recheados. Esses das fotos foram os que eu fiz, optei por corante marrom-clarinho pois eram de castanha-do-pará com Bailey’s, um corante verde ou vermelho não iria combinar muito! rsrs

Existe uma vasta variedade de cores e também de sabores. Além de serem super gostosos, suas cores são um grande atrativo para decoração de mesas em eventos e casamentos. Vou postar aqui uma foto que encontrei no Google de macarons coloridos:

Se alguém se interessar e quiser se arriscar a fazer, é só deixar uma mensagem aqui nos comentários que eu posto a receita e todo o passo-a-passo, ok?

Update: Receita AQUI!

31 comentários sobre “meus primeiros macarons

    • Oi Karoline, eu prometo que esse fim-de-semana eu posto a receita dos macarons com todo o passo-a-passo! Estava com pouco tempo, mas eu sei que estou devendo a receita pro blog :)

  1. oi amada. boa noite!
    vi na tv. a receita de macarron, quero fazer para vender,nao sei como fazer e ainda n comi.
    abraços, feliz natal.shalom!

  2. Olá !! tudo bem..
    Sobre os Macarons,tô tendo um pouco de dificuldade na hora do forno,pois o meu mínimo do forno a gás é 160 , seria melhor no forno elétrio?
    São 160 por 15min pre´aquecido e depois reduz pra 130 por mais 15min. Coloco uma colherinha na porta no final.Por favor preciso de dicas pra acertar definitivamente.Obrigada e parabéns. Grazi

    • Oi Grazi, tudo bom?

      Eu acho que não tem problema nenhum com a temperatura do seu forno, já que eu fiz em 180º. Deixe pré-aquecer apenas 20 minutos antes e coloque seus macarons (é muito importante deixa-los descansar pelo menos 10 minutos na assadeira, antes de levar ao forno!!).
      A receita é simples, tão simples que até assusta! O único segredo é ter um pouco de cuidado com esses pequenos detalhes.

      Boa sorte e qualquer dúvida, faço o possível para ajudar :)

      • Obrigada Luanda,agradeço sua atenção!!
        Hoje fiz Macarrons ,eu uso o tapetinho de silicone numa forma virada e coloco outra forma no fundo perto do fogo e a temperatura é de 160 deixo 15min e depois com o forno meio abertinho mais 15min. se tiro antes ele fica molhado,mesmo assim não é sempre que fica com as duas partes ,ele não saem fácil e muitos racham.Você unta o papel manteiga e polvilha com farinha?Não quero abusar mais quero muito acertar, se tiveres mais alguma dica vou agradecer….os macarrons já estão me tirando o sono .rssrsrr
        Trabalho com doces e aqui na minha cidade não tem quem faça macarrons e gostaria muito de acertar,qdo fiz o curso não imaginei que teria tanta dificuldade.
        Obrigada,desculpe o desabafo.
        Valeu.
        Grazi

      • Oi Grazi, é um prazer tentar ajudar! Olha, eu uso apenas papel manteiga mesmo, não coloco mais nada! E desde a primeira vez que fiz eles deram certo! O único segredinho é esse de deixar descansar por uns 10 minutos depois que coloco na forma, assim eles dão uma endurecida e formam as duas camadas. Não consigo imaginar o que pode estar dando errado nos seus, talvez alguma medida nos ingredientes? Não sei se você chegou a ver, mas coloquei a receita que eu usei nesse link aqui: https://nemavofazia.wordpress.com/2010/11/23/receita-macarons/. Não sou confeiteira para te dar muuuitas dicas, espero que tenha ajudado! Qualquer dúvida não hesite em perguntar!! Beijos.

  3. Olá, eu gostaria muito da receita e suas dicas, pois estou fazendo mesas de doces e já estão me pedindo macarons e ainda não tive coragem de fazer, mas agora com vc dizendo isso estou criando coragem, heheheh

    Bjus

    Rosi

  4. Bom dia! Tenho muita vontade de começar a produzir macarons e gostei muito de saber que vc não viu dificuldade para fazer. Sues comentarios me deixaram bem animada… Se voce puder me passa a recita e dicas ??? Um grande abraço. Bjk. Simone

  5. oii… adorei!!!
    ganhei macarons diretos da frança, achei uma delícia!!!
    quero muito aprender a fazer, me mada a receita por favor!!!
    obrigada, beijos

  6. Legal ! curti muito e gostaria de receber a receita do macaron . Morei um tempo na França e adorova !!! Mais aqui nunca achei uma receita que ficasse tão boa como os de lá.

  7. O seu primeiro ficou melhor que o meu, que não cresceu… ficou uma bolachinha rsrsrsrsrs mas acho que é porque não usei farinha, triturei a amendao com casca e tudo… Como tem muito óleo ficou meio “pastosa”. Mas não sobrou nenhum! Depois conto da minha segunda tentativa! Bj

    • Oi Fabíola, as vezes a oleosidade pode atrapalhar mesmo! É até indicado secar a farinha de amêndoas no forno, caso ela esteja oleosa. Mas o sabor fica sempre delicioso!! Quero saber da segunda tentativa depois!

  8. Hoje experimentei um macaron que ganhei de um amigo……amei, logo entrei no google para ver se conseguia receita e te encontrei oferecendo… Vc poderia me enviar??? Obrigada… Deus te abençoe…

Deixe um comentário