whoppies

Dizem por aí que o cupcake is sooo last week e agora é a vez dos whoppies!

O whoopie, tradicionalmente feito pela tchurma Amish, nos Estados Unidos, estaria colocando os cupcakes no chinelo, segundo o jornal inglês The Times “O cupcake está morto. Longa vida ao whoopie”.

Os whoppies são, basicamente, duas bolachonas com recheio no meio!

Em sua receita clássica, a massa é de chocolate com recheio de marshmallow. Mas já existem várias outras versões, variando massa e também o recheio. A base dos whoopies leva farinha de trigo, açúcar, manteiga e clara de ovo. Nunca fiz, nem comi para dizer se são bons, mas de acordo com sua composição  não tem como ser ruim!

Os whoppies são americanos, mas sua popularidade começou há pouco tempo, fazendo com que muitos cafés e delicatessen começassem a rever seus conceitos sobre os tão famosos cupcakes. “Apareceram até mesmo na Magnolia Bakery, o que ajudou a transformar os cupcakes em mania nacional depois que a loja foi exibida em ‘Sex and the City’, escreveu o New York.

No Brasil, ainda é difícil encontrá-los mas muitos chefs já abriram seus olhos para os novos queridinhos da América.

Aqui, uma receita em português de Whoopies, do chef Reginaldo Carvalho, do GNT Gourmet!

Lembrando que eu ainda não testei pra saber se é boa ou não.

Ingredientes da massa
1 2/3 xícaras de farinha de trigo
2/3 xícara de cacau em pó sem açúcar
1 1/2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
4 colheres de sopa de gordura vegetal
1 xícara de açúcar mascavo
1 ovo grande
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de extrato de guaraná ou 1 colher de sopa de cerveja sem álcool tipo Schnapps (opcional)
1 xícara de leite
Preparo da massa
Peneire e misture a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato e o sal. Reserve em uma folha de papel manteiga. Numa batedeira, bata a manteiga, a gordura vegetal e o açúcar mascavo em velocidade baixa até misturar. Depois, aumente para a velocidade média e bata até ficar macio e suave, por cerca de 3 minutos. Adicione o ovo, a baunilha e a cerveja, se estiver usando, e bata por mais 2 minutos.

Adicione metade da mistura da farinha e metade do leite para a massa e bata em baixa velocidade até misturar. Raspe ainda o fundo da tigela para misturar bem. Adicione a mistura de farinha restante e 1 / 2 xícara de leite e bata até ficar completamente misturado.

Pré aqueça o forno a 190º e forre duas assadeiras com papel vegetal. Usando uma colher, coloque porções de cerca de 1 colher de sopa da massa em uma das assadeiras preparadas. O espaçamento entre eles deve ser de, pelo menos, dois centímetros de distância. Asse uma forma de cada vez por cerca de 10 minutos cada, ou até as tortas pularem para trás quando pressionadas levemente. Retire do forno e deixe esfriar na panela por aproximadamente 10 minutos antes de transferi-los para uma placa para esfriar completamente.

Ingredientes do recheio
1 1/2 xícaras de creme de marshmallow
1 1/4 xícaras de gordura vegetal
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de essência de baunilha

Preparo do recheio
Na batedeira, bata o marshmallow e a gordura vegetal por cerca de 3 minutos, primeiro na velocidade mínima e depois, aumentando para a velocidade média até obter uma massa lisa e macia. Adicione o açúcar de confeiteiro e a essência de baunilha e bata na velocidade baixa até misturar completamente e em seguida, aumente para a velocidade média e bata até ficar macio, por mais 3 minutos.

2 comentários sobre “whoppies

  1. É delicioso! Eu comia isso faz tempo de uma comunidade de americanos que moravam perto da minha fazenda. Meu pai sempre comprava e levava pra mim. Vale muito a pena.

    Beijos

  2. Pingback: Tweets that mention whoppies « nem a Vó fazia… -- Topsy.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s