receita dos macarons :)

Finalmente vou postar a receita dos macarons!

Eu fiz de novo para re-testar a receita, agora está mais do que aprovado! Os meus são vermelhinhos com geléia caseira de morangos :)

INGREDIENTES MACARONS

200gr farinha de amêndoas (pode ser substituída por farinha de castanha do pará)

200gr açúcar de confeiteiro

250gr açúcar

200gr claras envelhecidas* (aproximadamente 5 ovos) *deixar na geladeira um ou dois dias

VOCÊ VAI PRECISAR

assadeira (evite usar de teflon)

papel manteiga

saco e bico de confeitar

corante em gel

MODO DE PREPARO

Aqueça a clara com o açúcar, até que ele se desfaça. Bata por 20 minutos, formando um merengue bem consistente. Coloque o corante em gel da cor que preferir. Em outro recipiente, misture a farinha de amêndoa com o açúcar de confeiteiro, peneire e acrescente ao merengue aos poucos, misture bem até que fique uma massa homogênea.

Coloque o papel manteiga na assadeira e com um saco e bico de confeiteiro grande, faça bolinhas pequenas e com uma distância de pelo menos 3.5cm de um para o outro.

Faça várias circunferências e deixe descansar por 10 minutos, após essa pausa leve ao forno médio por mais ou menos 20 minutos(já pré-aquecido). Retire do forno e deixe esfriar na assadeira, você vai perceber que o macaron vai se dividir em duas “partes”, uma mais porosa e cremosa por baixo e outra lisa e gordinha por cima.

Receita testada e aprovada :)

PARA RECHEAR

Existem diversas formas de rechear seus macarons, eu gosto bastante de rechear com doce de leite ou geléias caseiras :)

Outras opções são: buttercream, ganache e até mesmo chantilly.

Ps: como prometido, atualizei as fotos!

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu recado nos comentários do blog ou então pelo twitter @nemavofazia

UPDATE:

Além do blog, agora estou com um projeto de vídeos que chama  Torrada Torrada <3

É um canal de culinária no Youtube. São as minhas receitas e eu mesma que faço todos os quitutes. Os videos são produzidos pela minha produtora Pistache Filmes, com uma equipe fofa e animada. Toda semana vamos postar dois vídeos, uma receita e um drink.

Espero que vocês gostem e apareçam lá no site do Torrada Torrada e também se inscrevam no canal (só  clicar aqui!)!

Olha só um dos vídeos:

Conto com vocês por lá, tá bom? E também quero sugestões de receitas que vocês querem ver em vídeo :)


 
39 comentários sobre “receita dos macarons :)

  1. Pingback: meus primeiros macarons « nem a Vó fazia…

  2. Pingback: Tweets that mention receita: macarons :) « nem a Vó fazia… -- Topsy.com

  3. Gostaria de saber onde posso encontrar em poa a farinha de amendoas, é em alguma loja especializada ?
    favor responder até a noite de :09/01/2011
    Obrigado

    • Olá Igor, eu comprei a farinha de amêndoas no Mercado Municipal. Existem outros lugares que vendem, mas não é muito fácil de encontrar…
      Se vc for de SP acredito que dar um pulo no mercadão é a melhor opção!

  4. Pingback: macarons sem segredos! | nem a Vó fazia…

  5. Pingback: Bunny Macarons | nem a Vó fazia…

  6. Ola tudo bem, eu estou fazendo macarons da receita que está no youtube do Chef eduardo Beltrame,e está acontecendo o seguinte.
    Faço os macarons, deixo descansando e tudo mais, a receita é bem parecida com a sua. Quando levo ao forno, estou levando em duas temperaturas( fiz o teste em duas ) 130 e 160, meu forno é elétrico digital, então facilita minha vida nesse ponto. So que na hora q eles assm ficam horriveis, a espoja sai pra um lado só , e ficam uma porcaria. Estou lendo vários tutoriais para conseguir chegar a perfeição. Vou fazer novamente essa receita e com suas dicas tentar chegar no resultado final. Bom nao sei o que acontece, caso voce tenha alguma dica para me dar eu fico no aguardo. Obrigada querida, se puder me responder via e-mail seria otimo.
    fetnary@hotmail.com
    Obrigada Julia

    • Olá Júlia!

      Tbm fiz 02 vezes a receita do Eduardo Beltrane e aconteceu a mesma coisa! Tbm testei em 100º, 130º e 160º e acontece o mesmo! Vou testar a receita deste blog para vers e da certo!

  7. Ola…pelo visto nao sou a unica a ter medo de arriscar a fazer esses docinhos tao fofos…
    Ja estava me animando a faze-los,mas agora com seu post,que esta muito legal estou me animando ainda mais…amanha mesmo vou comprar a farinha e vou arriscar,se ficarem bons,vou fazer pro aniversario do meu gatinho que fara 1 aninho mes que vem…
    Obrigada querida,seu blog eh muito legal…o meu ainda eh novinho,mas se quizer me fazer uma visitinha vou adorar…Beijinhos

    • Oi Sharon,

      Pode fazer tranquila que não tem nenhum mistério, só paciência e boa vontade mesmo! Aposto que vão ficar ótimos, depois me manda algumas fotos!!
      Seu blog é muito bacana tbm, obrigada pelo carinho :)

  8. Luana, segui sua receita, o sabor ficou ótimo, mas eles não se separaram e racharam em cima, alguma idéia do que pode estar acontecendo? Obrigada desde já.

  9. Muita coragem falar que estes macarons estão bons.
    Imagino que não tem ideia de como é dificil de fazer… faço ha 15 anos e ainda perco fornadas inteiras… Estes estão horriveis de feio… Mas é isso cada um sonha como pode…

    • Nossa, José! Acho que Luanda não entendeu sua grosseria ou foi muito educada. Podem não ser macarons pra vender em Paris (ou Roma!), mas para quem não é confeiteiro saíram como interessa: com foot e domo bem definidos!
      Vc podia deixar, como carinho, algumas dicas para que a gente consiga fazê-los perfeitos, o que acha?
      Abraço!

  10. a temperatura do forno são exatamente quantos graus que você coloca? tenho forno elétrico e tenho medo de errar nessa parte

  11. ja tentei fazer m quandoo coloco o corante dezanda e na minha cidade n tem fnh de amendoas testei c fnh de castanha mais n ficam perfeitos gostaria de uma ajuda obrigada?

    • Olá Fátima!
      A dificuldade na hora do corante pode ser por bater demais, aí pode passar do ponto mesmo. Já tentou fazer a receita e dividir em dois? Em uma metade usa o corante e na outra não, para entender o que pode estar acontecendo.
      Se for difícil encontrar a Farinha de Amendoas, tente com a de Casrenha do Pará, o sabor é um pouco mais forte, porém super gostoso tb! Espero que tenha ajudado!

  12. Já fiz três vezes e na última cheguei mais perto do correto. Não sei se é o forno, mas meus macarons racham em cima. O que pode estar acontecendo?

  13. Olá!
    Fiquei animada vendo seu blog, mas preocupada! Já tentei fazer macaron umas 6 vezes. Adoro cozinha e modéstia à parte, sou mto boa no que faço, mas os macarons tão me deixando decepcionada comigo mesma kkkk!
    Li em todos os lugares que a temperatura tem q ser bem baixa, como não tenho forno elétrico, tento no convencional e não consigo. Será msm que com 180 graus dá? Já tentou em outro forno?
    Espero conseguir logo…vou ficar doente kkkkk!

    Bjos e td de bom!

  14. Amei a sua receita e a maneora de explicar! Ja testei de fazer 3x macarrons, e tdas 3 foram falhidas!
    Tenho uma duvida a qt de temperatura vc deixa o forno no pre e para o cozimento?
    Meu forno é eletrico e das vezes que fiz racharam por cima? Pode ser pela temperatura????
    Obrigada!

    • Oi Rosana, muito obrigada!

      Deixei em forno médio. As rachaduras normalmente tem a ver com o tempo que você deixa seus macarons “descansando” antes de levar ao forno. Após montar a assadeira, deixe descansando de 15 a 20 minutos e só então leve ao forno.

      Beijos!

  15. Pingback: Macarons para a páscoa! | F-TREND

  16. Oh my goodness! an amazing article dude. Thanks Nonetheless I am experiencing issue with ur rss . Dont know why Unable to subscribe to it. Is there anybody getting similar rss drawback? Anybody who is aware of kindly respond. Thnkx dkedfdkcacec

Deixe um comentário

