receita: mini cupcakes

os mini-cupcakes são lindinhos e bem mais práticos, já que são mais fáceis de comer e rendem bem mais!

vou passar aqui no blog a receita que eu fiz esse fim-de-semana e deu super certo: mini-cupcakes de baunilha com cobertura de chantilly!

INGREDIENTES

150 gr de açúcar

150 gr de farinha de trigo

2 ovos

1 colh. sopa essência de baunilha

1 colh. sopa fermento em pó

1 pitada de sal

100 gr de manteiga

100 ml leite

VOCÊ VAI PRECISAR

forma de inox com cavidades para mini cupcakes

forminhas de papel número 3

bicos e manga de confeitar

corante em gel, na cor que preferir

confeitos para decorar

PREPARO

Bata a manteiga e o açúcar até que forme um creme homogêneo. Adicione os ovos inteiros e a essência de baunilha, bata mais um pouco. Misture a farinha com o sal e o fermento, peneire todos os ingredientes e aos poucos misture com a massa, mexendo com uma colher de pau, alterne com o leite e misture até a massa ficar totalmente homogênea.

Distribua a massa nas forminhas, dentro da assadeira e leve ao forno (pré-aquecido a 180º). Quando ficarem dourados, desligue o forno e deixe-os um tempinho do lado de fora com um pano de prato sobre a assadeira. Isso evitará que a massa diminua. Para confeitar e decorar, espere que eles estejam frios.

TOPPING: CHANTILLY

Já falei outras vezes que o topping mais usado em cupcakes para confeitar é o buttercream,com base de manteiga e que eu particularmente detesto. Dessa vez usei chantilly e simplesmente amei o resultado, a consistência é perfeita para confeitar e o gosto não interfere nem um pouco na massa, na verdade a combinação fica perfeita.

Para fazer o chantilly basta bater creme de leite fresco (tem que ser o fresco!!) com açúcar, até atingir a consistência durinha. Eu ainda coloquei corante em gel rosa enquanto batia, para deixar mais bonitinho. Atenção: tomar cuidado na hora de bater o chantilly para não passar do ponto!

Para decorar os cupcakes, use o saco e o bico de confeiteiro para decorar. Se não tiver, uma opção é passar bruscamente com espátula, também ficam fofitos.

Use confeitos para decorar e quando estiverem prontos, guardar na geladeira. O chantilly suporta apenas 4 ou 5 horas fora da geladeira.

Adorei o resultado! Ficaram lindos, gostosos e fizeram o maior sucesso :)

About these ads

9 comentários sobre “receita: mini cupcakes

  1. Olá, tentei fazer o chantilly. Bati até ficar durinho e tomei o cuidado para não virar manteiga, mas depois que confeitei os cups ele amoleceu e se desfez. Será pq isso aconteceu?

  2. Adorei a sua receita, fica muito fofo e gostoso de se ver, hum deu àgua na boca só de olhar. Se tiver outras dicas me mande por favor, estou testando algumas para o niver da minha bebê de 1 ano. Bjs e parabêns

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s